Conheça 3 tipos de roçadeira e como escolher
A roçadeira é uma importante ferramenta utilizada para cortar gramas e vegetações mais altas de um terreno ou jardim. Escolher a roçadeira mais adequada pode ser uma tarefa um pouco difícil, mas com o texto de hoje você vai conseguir tomar a decisão certa.
Os modelos são: Roçadeira portátil, roçadeira de mochila e roçadeira de roda, cada uma com especificações próprias para diferentes usos. Para conhecer cada modelo e suas especificações continue lendo:
Quais são os tipos de roçadeiras?
A altura da grama e o tamanho do terreno são fatores decisivos que precisam estar em mente na hora de poder escolher o maquinário correto, confira os diferentes tipos de roçadeira:
Para conhecer os tipos de lâmina correta para a sua roçadeira, confira o texto a seguir: Lâminas para roçadeira.
1. Roçadeira para áreas pequenas
As roçadeiras para áreas pequenas são úteis para terrenos mais difíceis onde há muito desnivelamento. Elas podem ser adaptadas com acessórios e peças para cortes em diversos tipos de terrenos, sendo ótima para cortes de até 2000 m².
Equipamentos desse tipo contam com cintos e alças para manter o equipamento fixo no usuário, garantindo que ele consiga movimentar a máquina e realizar o corte com segurança.
Se você procura um equipamento para uma área menor, considerar uma máquina pequena pode ser uma boa opção. Em gramados menores, o uso da elétrica vai te poupar bastante trabalho em relação a uma máquinas a gasolina, principalmente em relação à manutenção.
2. Roçadeira para área média
A roçadeira de mochila é ideal para terrenos médios. O motor da máquina fica acoplado a uma mochila vestida pelo usuário, garantindo que o peso seja distribuído e melhorando a praticidade para áreas um pouco maiores.
Comparada a roçadeira portátil, a roçadeira de mochila garante mais conforto e menos ruídos ao usuário, já que o barulho do motor fica localizado na região das costas. Essa opção é indicada para áreas de corte de até 5000 m². A partir desse tamanho, é adequado a utilização de máquina à gasolina.
Você também pode se interessar por: Aparador ou Roçadeira? Não São Iguais?
3. Roçadeira para área grande
As roçadeiras de roda são excelentes quando o quesito são terrenos maiores. Por possuir mais área de corte, sua eficiência para corte é bem maior que as outras, possuindo uma área de corte bem ampliada com relação às outras roçadeiras apresentadas.
Por ter um motor mais potente e a gasolina, essa roçadeira não brinca em serviço e consegue cortar níveis de grama mais altos e densos do que as outras.
O único ponto mais negativo desse instrumento é que, por contar com uma estrutura mais robusta, ele pode encontrar mais dificuldade ao tentar cortar gramas em terrenos mais irregulares.
O que saber antes de comprar uma roçadeira?
Antes de pensar em adquirir uma roçadeira é preciso analisar o tipo de terreno que você quer cortar. Se é plano ou irregular e se a grama é grossa ou não.
Esses fatores podem ser decisivos para a compra. Por exemplo, uma roçadeira portátil e elétrica pode não dar conta de um terreno de 5000 m² com uma grama grossa. Isso significa que você vai ter que trabalhar o dobro e ainda poderá danificar o equipamento.
Conheça também: Técnicas Básicas para Realização de Cortes
Como saber se uma roçadeira é boa?
Para saber a qualidade de uma roçadeira você poderá analisar a potência da máquina conforme as suas necessidades, confira:
- Entre 25cc e 29cc: ideal para jardins como gramas sem muito volume;
- 33cc: essa potência é a mais comum entre roçadeiras, permite um uso para gramas mais grossas.
- 43cc ou acima: são equipamentos mais potentes de uso mais profissional. Com o uso correto de lâminas adequadas esse equipamento permite cortar até galhos de árvores mais grossas.
Roçadeira elétrica ou a gasolina?
Um dos principais critérios que vão te fazer optar por uma roçadeira elétrica ou a gasolina é em relação ao tamanho do terreno e principalmente a manutenção. Roçadeiras a gasolina exigem mais manutenção. É recomendado que todo ano você precise realizar a troca da vela e ignição para o maquinário ficar em ótimas condições de uso.
Roçadeiras elétricas, além de terem melhor custo benefício, não exigem tanta manutenção comparado a uma máquina a gasolina. A única diferença se restringe aos cuidados de uso, já que elétrica não deve realizar cortes com a grama úmida e molhada, e esse cuidado é necessário para prevenir possíveis panes e problemas com o equipamento.
Para utilizar os equipamentos apresentados é preciso ter bastante cuidado e atenção em relação aos cuidados na hora de cortar a grama. Use as proteções adequadas indicadas pelo fabricante para evitar possíveis acidentes.
Anote as dicas e acompanhe nosso blog para entender mais sobre o assunto.