Estilete Saiba Qual a Sua Finalidade e Forma Correta de Utilizar
Multifuncional, o estilete está na lista de ferramentas básicas para ter em casa. Dono de uma lâmina altamente cortante, o equipamento pode ser usado para cortar plásticos, papelões, madeiras, couros e outros materiais.
Dentre as opções, estão modelos com lâminas retráteis, finas, grossas e com outros aspectos. Além das versões de lâminas, existem diferentes tipos de estilete. Para que você conheça os detalhes do produto, os modelos existentes e outras características da ferramenta, continue a leitura.
Qual é a função de um estilete?
O estilete tem o objetivo de realizar cortes precisos em diferentes superfícies e materiais. Por ter uma lâmina pontiaguda e uma base cortável, ele permite que fissuras sejam feitas em todos os tipos de trabalho, não importa o quão minucioso ele seja.
Em razão disso, o produto costuma ser usado em artesanatos, cortes de couros e outras atividades que demandam total precisão. O resultado são riscos limpos e livres de retalhos.
Quais são os principais tipos de estilete?
Existem diferentes tipos de estiletes no mercado. Na lista das alternativas disponíveis, as mais procuradas são:
Tradicional
A versão comum é a mais conhecida, já que pode ser usada para realizar funções simples do dia a dia, como afiar a ponta de um lápis ou cortar um papel, por exemplo. O equipamento possui baixo custo, é o mais fácil de usar e, geralmente, possui base plástica ou metálica.
Em relação à lâmina, ela costuma ser retrátil, e a estrutura pode possuir uma trava de segurança para que o equipamento não abra sozinho. O design é simples e ergonômico.
Precisão
O estilete de precisão é ideal para cortar superfícies de difícil acesso ou que demandam maior atenção, como esculturas e maquetes. Ele possui base reta em metal que, inclusive, assemelha-se muito com um bisturi. A ponta é afiadíssima.
Por falar em exatidão, que tal saber o que são trenas a laser e os detalhes da ferramenta? Esse produto é ideal para profissionais da construção.
Trapezoidal
A opção trapezoidal é indicada para o corte de produtos resistentes, como tecidos, materiais sintéticos e papelões. Isso é possível graças à lâmina rígida e à estrutura robusta. O maior ponto positivo do produto é a possibilidade de trocar as lâminas sempre que necessário, tudo de forma rápida e prática.
Circular
Para completar os principais tipos de estilete, temos o modelo circular, uma alternativa com lâmina rotativa. O estilete circular é usado principalmente em tecidos ou outros materiais que podem deslizar facilmente. Isso ocorre porque a lâmina rotativa permite que os cortes sejam feitos de forma contínua e sem picotar.
Onde usar estilete?
Considerados equipamentos versáteis, os estiletes podem ser usados em inúmeras aplicações, como:
- Papéis;
- Bricolagem;
- Espumas;
- Papelões;
- Madeiras;
- Tecidos no geral;
- Plásticos;
- Borrachas;
- Couros;
- Cartolinas e outros materiais de artesanato;
- Feltros;
- Materiais de construção;
- Materiais de escritório;
- Fios.
Quais são os cuidados necessários?
Para manter a segurança do usuário, todos os modelos de estilete devem ser manuseados com cuidado. Além disso, ao usá-lo corretamente, é possível aumentar a vida útil do produto. Dentre as recomendações, estão:
- Nunca use estilete com a lâmina apontada em sua direção. Dessa forma, é possível reduzir possíveis acidentes;
- No caso das lâminas retráteis, sempre guarde-as fechadas;
- Não deixe que crianças utilizem o equipamento;
- Quando for guardar a ferramenta, coloque-a em locais de difícil acesso;
- Se a lâmina perder a capacidade de corte, quebre-a na marca presente no próprio estilete. Para realizar o procedimento corretamente, use cortadores feitos especialmente para o serviço.
Por que investir em um estilete?
Multifuncional, o estilete pode ser usado em diferentes atividades, assim como falamos durante o conteúdo. Ao investir em um modelo de qualidade, você pode usá-lo para afiar lápis de escrever ou colorir, cortar papéis e até mesmo realizar tarefas de jardinagem.
Inclusive, por falar em jardinagem, preparamos um post completo com dicas de jardim para cuidar da terra e plantas. Acesse e aproveite!
Onde comprar estilete?
A melhor loja online para comprar a ferramenta manual é a Dutra Máquinas. Em nosso catálogo, você encontra estiletes resistentes e duráveis em diferentes tamanhos. Trata-se de versões seguras e confortáveis com estrutura de metal, base plástica, lâmina retrátil, trava de segurança e outros detalhes.
Quanto custa um estilete?
O preço do produto pode variar, já que depende do tipo, tamanho e material usado na confecção da peça. Por exemplo, na Dutra Máquinas, temos opções com valores entre R$ 3,00 e R$ 150,00. Escolha a versão que melhor se encaixa nas suas atuais necessidades.
Agora que sabe o que é um estilete, quais modelos existem, onde usar o equipamento e outras informações sobre o item, temos certeza que fará um investimento assertivo. Caso precise de ajuda ou tenha mais dúvidas, basta compartilhar nos comentários que vamos respondê-las.
Enquanto nossos novos posts sobre ferramentas, maquinários e outros assuntos relacionados a construções e reformas não ficam prontos, que tal conhecer os tipos de ventiladores e como escolher o modelo perfeito? Compartilhamos tudo sobre os tipos existentes.
Boa leitura e até mais!