Saiba o que é politriz, para que serve, como funciona e mais
Provavelmente você já deve ter notado que, no momento de polir móveis, carros ou superfícies de metal, um profissional faz o uso de uma máquina com disco ou uma almofada de polimento, deixando tudo com um acabamento impecável. Essa é a politriz, que, por meio de um motor, faz esse giro girar e remover as imperfeições, arranhões e irregularidades na superfície.
Mas é somente para isso que ela serve? No post de hoje, a Dutra Máquinas vai te mostrar tudo sobre a politriz, para o que ela serve, quais são os tipos que existem no mercado, como usar e muito mais. Confira abaixo mais detalhes dessa ferramenta!
Afinal, o que é politriz?
A politriz é uma espécie de “aparelho de polimento”, que também pode ser chamada de polideira ou polidora, e, com seus movimentos rotativos, deixa as superfícies mais lisas e brilhantes.
É uma ferramenta elétrica e, por conta do disco giratório em baixa rotação, a politriz consegue realizar um polimento adequado da superfície. Ela é usada manualmente, o que garante ao profissional o maior controle possível e a possibilidade de entregar um serviço muito bem feito. Além disso, é um equipamento muito leve e permite um manuseio fácil.
A politriz serve para o quê?
Essas ferramentas servem para polir as superfícies com movimentos circulares. Geralmente, a politriz está muito ligada ao polimento de carros e acabamento de pintura automotivo, mas também é possível fazer o trabalho em diferentes tipos de materiais, como metal, plástico, vidro, etc.
Ela também é comumente usada em oficinas de marcenaria para lixar peças de madeira. Como oferece um acabamento quase que perfeito e elimina diversos tipos de imperfeição, a politriz também serve para o arredondamento de bordas de peças artesanais.
Saiba quais são os tipos de politriz que existem
Basicamente, existem dois modelos de politriz: rotativa e roto-orbital. O tipo rotativo é mais usado para polir superfícies, principalmente em polimentos automotivos. Quando é usado, um produto especial de polimento é aplicado no disco e, com seu movimento, remove todas as pequenas imperfeições da pintura e arranhões leves.
Já o modelo roto-orbital realiza dois tipos de movimento simultaneamente: movimento rotativo (gira) e movimento orbital (para frente e para trás). Ou seja, a máquina gira em círculos ao mesmo tempo e realiza movimentos oscilatórios, distribuindo de maneira uniforme a pressão e evitando marcas indesejadas.
Existem diferenças entre os modelos?
Podemos dizer que a principal diferença está ligada ao tempo que cada uma consegue realizar o efeito desejado. Afinal, as duas cumprem o mesmo papel, que é de restaurar as superfícies e dar melhor acabamento.
Por exemplo, se um modelo de politriz rotativa leva 60 minutos, outro modelo pode demorar ainda mais. É fato que os modelos roto-orbitais podem levar mais tempo, pois fazem um trabalho mais minucioso e detalhado, e são extremamente leves. Agora, os modelos rotativos são mais potentes, além de possuírem uma estrutura mais robusta, e precisam que o operador tenha mais domínio sobre essa ferramenta.
Como manusear da maneira correta a politriz?
Antes de mais nada, é importante lembrar que o equipamento deve ser utilizado por pessoas que já possuem experiência no manuseio. É preciso cuidado, pois um pequeno descuido pode causar defeitos permanentes na superfície trabalhada, como desgaste excessivo em peças de madeira, metal e afins.
Outro detalhe fundamental é cuidar do modo como você utiliza o equipamento. Por se tratar de um equipamento elétrico, há o risco de ligar sem intenção ou de choque. Lembre-se sempre de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como óculos de proteção, luvas e protetor auricular.
O que são boinas de polimento e para o que servem?
As boinas de polimento nada mais são do que os acessórios utilizados nas politrizes para o polimento. São discos circulares que podem ser feitos de lã, espuma e microfibra. Veja o uso de cada uma das boinas:
- Boina de lã: usada mais para arranhões profundos. São mais agressivas e, se usadas da maneira errada, podem deixar arranhões, então ela é boa para usar no início do processo de polimento;
- Boina de espuma: usadas mais para o refinamento e polimento intermediário (polimento) ou acabamento (lustro). Mais suaves e boas para dar um acabamento impecável em superfícies sensíveis;
- Boina de microfibra: polimento geral e acabamento. São ótimas para a remoção de marcas leves e podem ser usadas em várias etapas do processo de polimento.
A politriz e as boinas auxiliam no trabalho profissional de polimento, com cada modelo indicado para uma atividade específica, então, antes de comprar a sua politriz, lembre-se do tipo de trabalho que você irá realizar e com as suas características técnicas.
Se você gostou do nosso conteúdo, não se esqueça de deixar o seu comentário falando sobre o que achou de conhecer mais sobre a politriz. E continue a leitura em nosso blog para conferir outros artigos semelhantes, com dicas sobre construção, reviews de ferramentas e muito mais!