Como passar massa corrida? Confira o passo a passo
A massa corrida serve para deixar a parede lisa e uniforme, cobrindo os buracos de uma parede. Isso serve para preparar a parede antes de fazer algum tipo de pintura ou papel de parede. Contudo, essa aplicação é um pouco difícil e trabalhosa, principalmente se você busca a opção “faça você mesmo”.
Hoje vamos te ensinar um passo a passo de como aplicar massa corrida na parede de forma eficiente. Confira!
1. Utilize os equipamentos corretos
Antes de colocar a mão na massa, você vai precisar dos seguintes itens:
- Massa corrida ou acrílica;
- Lixa 180;
- Espátula para massa corrida;
- Selador ou preparador de parede;
- Desempenadeira;
- Bandeja;
- Rolo para pintura;
- Vassoura;
- Luvas com palma antiderrapante;
- Óculos de proteção;
- Máscara.
2. Prepare a parede
Confira a situação da sua parede e veja se ela está livre de umidade, manchas e qualquer tipo de mofo. Caso a parede tenha algum desses problemas, higienize e deixe-a totalmente limpa e seca.
Em caso de reforma e a superfície esteja com pintura, o ideal é que você tire a tinta da parede, mas sempre com muito cuidado para não danificar.
3. Lixe a superfície
Sempre que você for passar massa corrida em uma parede, é ideal lixar a sua superfície para garantir que ela fique bem lisa. Preparar a parede serve para tirar qualquer irregularidade, dando um acabamento mais uniforme e liso, além de mais aderência para o momento de aplicar a massa corrida.
4. Aplique o selador
Com a parede totalmente limpa e seca, é hora de aplicar o selador ou o fundo preparador. Esse produto é obrigatório para aquelas que já são pintadas.
Com o rolo de pintar, aplique uma emulsão seladora na parede e, depois de aplicar, espere de uma a quatro horas para secar e só assim passar a massa corrida.
5. Prepare a massa corrida
Não é necessário fazer a diluição, pois a massa corrida já vem pronta para ser usada na parede! Se por um acaso a massa estiver um pouco dura ou ressecada, você pode adicionar um pouco de água e misturar até ficar levemente cremoso. Por exemplo, em latas de 28 kg, considere adicionar 1,5L de água.
6. Aplique a massa na parede
Chegamos ao passo mais importante de como passar massa corrida: aplicação. Use a desempenadeira e, na lateral, coloque uma quantidade adequada da massa, para dar a primeira demão.
Faça movimentos de cima para baixo ou horizontalmente até cobrir toda a superfície da parede.
Dica da Dutra: enquanto uma parede seca, você pode ir para próxima repetindo o mesmo processo, até completar o cômodo todo.
Com a primeira camada seca e com todas as imperfeições cobertas, aplique a segunda demão na parede toda, utilizando as mesmas técnicas que da primeira vez. Para alcançar os lugares mais altos, utilize uma extensora.
7. Finalize com a lixa
Para ter uma parede perfeitamente lisa e nivelada, é importante lixar toda a sua superfície usando uma lixa com uma granulação de 180 a 220. Essa etapa garante que ela fique livre de imperfeições visíveis.
Confira: Dicas sobre folhas de lixa!
Quando chega a hora de pintar, os poros abertos permitem que a tinta seja absorvida de forma mais uniforme e profunda pela parede.
Como passar massa corrida no teto?
Primeiramente, é necessário garantir que o teto esteja limpo, livre de poeira e sujeira. Em seguida, você vai precisar de uma espátula larga e da própria massa corrida. Com a espátula, você vai aplicar a massa corrida em movimentos uniformes, cobrindo toda a superfície do teto.
Lembre-se de seguir sempre as instruções do fabricante da massa corrida para obter um acabamento perfeito!
Qual a vantagem de usar massa corrida?
Criar uma boa base com a massa corrida na sua parede ajuda a cobrir as rachaduras e, até mesmo, pequenos buracos, deixando-a bem lisa. Assim, você consegue pintar a parede sem nenhum problema, podendo colocar algum papel de parede depois.
Preciso esperar quanto tempo para a massa corrida secar?
Esse tempo pode variar dependendo de fatores como a temperatura e umidade do ambiente, bem como o tipo de massa corrida utilizada.
Pelo menos por três horas, até ela secar completamente. Isso garante que ela esteja firme o suficiente para ser trabalhada sem causar danos à superfície ou ao acabamento.
Qual a diferença entre massa acrílica e massa corrida?
O tipo de massa corrida é feita para consertar as imperfeições das paredes antes de receber uma pintura. Ela é mais adequada para ambientes internos devido à sua composição e não é resistente à umidade.
Já a massa acrílica, como o próprio nome sugere, é feita de uma mistura de resinas acrílicas e cargas minerais. Sua formulação a torna mais resistente à umidade e mais durável, sendo adequada para áreas internas e externas.
Leia também: Aprenda como fazer cimento queimado para sua casa!
É possível, sim, economizar com a mão de obra fazendo você mesmo com a mesma qualidade que os profissionais da construção civil.
E aí, gostou deste post? Continue acompanhando o blog da Dutra Máquinas e fique por dentro de mais dicas especiais. Até a próxima!