Iluminação sustentável: conheça e aprenda aplicar em casa
A iluminação sustentável é um tipo de iluminação limpa que oferece o mínimo de impactos negativos ao meio ambiente. Ela ainda proporciona a redução de gastos, garantindo economia no consumo de energia.
Quer saber como aderir à tendência, economizar e ajudar a cuidar do planeta? Continue lendo e confira 6 dicas de como aplicar a iluminação sustentável residencial na sua casa, conheça também os tipos de iluminação sustentável e quais são as vantagens!
Dica 1: Invista em iluminação natural
A primeira dica para ter uma iluminação sustentável residencial é aproveitar a luz natural. Para isso, você deve investir em janelas maiores e portas largas — as opções elaboradas em vidro ou com transparência são ideais!
Outra ideia é incluir claraboias no teto. Caso não conheça, as claraboias são uma abertura no teto que permite a entrada da iluminação natural para dentro dos cômodos. Elas podem ser feitas em variados tamanhos e formatos.
Dica 2: Substitua as lâmpadas incandescentes
Qual é a lâmpada mais sustentável? É a iluminação de LED! Esse tipo de lâmpada possui os seguintes benefícios:
- Vida útil maior;
- Menor consumo de energia;
- Menos emissão de raios ultravioleta;
- Maior resistência aos impactos externos;
- Economia com manutenções.
Por isso, apesar de serem mais caras do que os modelos incandescentes, o investimento a longo prazo nas lâmpadas de LED terão como benefício uma série de ganhos.
Dica 3: Opte por paredes pintadas em tons claros
As cores claras também fazem parte da iluminação sustentável residencial, já que elas conseguem refletir mais luz, deixando o ambiente mais iluminado. Sendo assim, pintar as paredes em tons claros é uma ótima técnica de iluminação sustentável.
Dentre as opções de cores, temos: branco, amarelo, bege e todos os tons pastéis. Para te auxiliar na hora de pintar, leia o post “Pintura de parede: 7 materiais indispensáveis para ter!“.
Dica 4: Inclua tecnologias inteligentes
As tecnologias inteligentes entram em ação para potencializar a economia do seu projeto de iluminação sustentável residencial. Dois exemplos são os sensores de presença, instalados em áreas internas ou externas, e os dimmers.
O sensor de presença aciona as luzes quando detecta algum tipo de movimento (pessoas e animais de grande e médio porte) e as apaga assim que não tiver mais ninguém no espaço. Já o dimmer é um aparelho que possibilita escolher a intensidade da luz do cômodo em questão.
Dica 5: Escolha objetos com materiais refletivos
Os materiais refletivos — espelhos, superfícies polidas, vidro, metálicos e mais — são perfeitos para compor um ambiente com iluminação sustentável. Por isso, invista em móveis e decoração produzidos com eles.
Na prática, os materiais refletivos têm a mesma função das cores claras e proporcionam a sensação de um espaço mais iluminado.
Dica 6: Aposte em energia solar
Totalmente sustentável e renovável, a energia solar é produzida através dos raios solares. Por ser uma forma de geração de energia autônoma, ou seja, sem vínculos com as concessionárias, ela proporciona uma mega economia na conta de luz.
A única desvantagem da energia solar poderá ser o investimento inicial. Porém é necessário considerar que os primeiros gastos serão compensados a longo prazo. No momento da compra, é possível escolher o painel de energia solar conforme a potência do equipamento, local em que ele será instalado, eficiência total e outros detalhes.
Quais são os tipos de iluminação sustentável?
Os tipos de iluminação sustentável são todas as opções compartilhadas até o momento, sendo elas:
- Iluminação natural;
- Lâmpadas de LED;
- Espaços com cores claras;
- Tecnologias inteligentes;
- Objetos e móveis em materiais refletivos;
- Energia solar.
Você pode investir em todos os tipos de iluminação sustentável ou priorizar a alternativa que melhor se encaixa com a sua realidade. Temos certeza que todas elas poderão gerar resultados significativos para o meio ambiente e para o seu bolso!
Quais são os benefícios da iluminação sustentável?
Se ao longo do conteúdo você não percebeu o quanto a iluminação sustentável é vantajosa, confira a lista de benefícios que separamos!
A iluminação sustentável residencial:
- Reduz o custo de energia;
- Melhora o bem-estar, tornando os ambientes mais aconchegantes;
- Diminui os danos ambientais;
- Controla a produção de lixo (a iluminação sustentável dura mais tempo);
- Garante economia de dinheiro;
- Proporciona maior eficiência;
- Cria ambientes modernos e personalizados.
Sim, a iluminação sustentável vai além de uma troca de lâmpada e pode garantir diversos ganhos. Não à toa, ela vem conquistando cada vez mais destaque, sendo escolhida para compor os mais variados projetos (residenciais, comerciais e industriais).
Agora que já sabe o que é uma iluminação sustentável e como investir, nossa sugestão é analisar quais ideias correspondem com as suas necessidades. Se você ainda tem dúvida sobre o assunto, escreva nos comentários que vamos te ajudar.
Para mais dicas de iluminação, decoração, ferramentas, construções e reformas, acompanhe o blog da Dutra Máquinas e fique por dentro de todas as novidades compartilhadas por aqui. Até mais!