Esmerilhadeira elétrica: o que é, para o que serve e mais
Sabe quando você passa em frente a uma metalúrgica e vê uma ferramenta soltando milhares de faíscas? Esse efeito é o resultado do uso de uma esmerilhadeira, que também pode ser chamada de rebarbadora ou retificadora. Essa ferramenta serve para diferentes trabalhos em peças de mármore, concreto e cerâmica, ou seja, é um instrumento extremamente flexível no cotidiano.
No post de hoje, a Dutra Máquinas traz para você todos os detalhes da esmerilhadeira, para o que ela serve, os cuidados para se ter durante seu uso, além de dúvidas referentes aos acessórios que os acompanha durante a compra. Continue a leitura do post e confira tudo!
O que é a esmerilhadeira?
A melhor descrição da esmerilhadeira é que ela pode corar, afiar e esculpir uma variedade de materiais, como pedra, metal e cerâmica. Assim, é uma ferramenta que, assim como a ferramenta politriz, conta com um disco giratório que faz todo esse trabalho quando entra em contato com a superfície. Ela é muito utilizada em locais de construção e reparos.
Muitos podem confundi-la com a lixadeira, mas a esmerilhadeira tem a capacidade de fazer mais rotações por minuto. Por conta dessa diferença, ela acaba se tornando a única capaz de trabalhar com peças metálicas.
Quais são os tipos de esmerilhadeira?
A esmerilhadeira conta com três modelos e todos possuem características únicas: a bateria, angular e pneumática. Os modelos a bateria servem para locais sem rede elétrica, já o angular é um dos mais convencionais e conta com um certo uso abrangente. Por fim, o pneumático é o mais usado em oficinas porque precisa de um compressor de ar.
Ainda, há diferenças nos modelos de disco, entenda melhor os detalhes e usos a seguir:
- Disco de corte: os diamantados cortam azulejos e cerâmicas, enquanto os tradicionais (fibra de vidro) cortam metal, aço e pedra;
- Disco de desbaste: esse modelo serve para dar melhor acabamento em diferentes materiais. Esses discos possuem uma camada abrasiva na superfície, facilitando a retificação, a remoção ou o polimento;
- Disco flap: por fim, há o flap, que deixa os acabamentos mais refinados. O disco é feito de plástico e pode ser removido com uma lixa.
Se deseja saber mais sobre a utilização dessa ferramenta, acesse o nosso post para entender tudo sobre a esmerilhadeira e seus usos!
Quais cuidados devo ter com a esmerilhadeira?
A primeira dica é ler o manual de instruções, afinal, ele contém todas as dicas e passo a passo de como a ferramenta deve ser operada para evitar estragos e acidentes. Ainda, é importante que você confira a instalação da linha de ar para o cuidado do modelo pneumático, evitando variações de pressão que podem causar acidentes.
Outras dicas de segurança que também devem ser seguidas:
- Nunca se distraia com a esmerilhadeira em mãos;
- Não trabalhe com crianças próximas;
- Quando desligar, lembre-se de tirar o disco do contato com qualquer objeto;
- Olhe atentamente a distância entre o cabo e o disco;
- Firme as duas mãos ao segurar a ferramenta;
- Sempre use EPIs como luvas e máscaras.
Quais equipamentos de segurança devo usar ao operar essa ferramenta?
Os principais EPIs que devem ser usados ao manusear uma esmerilhadeira são itens como capacete, luvas, óculos e protetores auriculares. Além disso, é importante que você certifique-se de que está trabalhando em um ambiente apropriado, que seja bem ventilado e que reduza a exposição à poeira e aos vapores.
Como saber o tamanho do disco para esmerilhadeira?
As esmerilhadeiras contam com 4 tamanhos de discos: 4″ 1/2, 5″, 7″ e 9″. É normal que, no momento de escolher o correto para o seu serviço, apareça a dúvida de qual optar. Entenda para o que cada um serve:
- 4 1/2 polegadas: são discos mais voltados para pequenas esmerilhadeiras. Possuem ótima tração, mas não são recomendadas para trabalhos mais pesados;
- 5 e 7 polegadas: são consideradas grandes e servem para a maioria dos serviços. O corte desses discos possuem geralmente entre 1,5 mm e 2 mm;
- 9 polegadas: por último, temos a de 9 polegadas, que são mais brutas e possuem maior potência de watts (entre 2.000 e 2.500w).
Leia também: Saiba como utilizar corretamente os discos para sua esmerilhadeiras
Com o nosso post, com certeza, será muito mais fácil de escolher a sua próxima esmerilhadeira e ter muito mais precisão no trabalho. Lembre-se também de usar os EPIs adequados e mantenha a ferramenta longe do alcance de crianças.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de comentar sobre o que achou de conhecer um pouquinho mais sobre a esmerilhadeira e siga a Dutra Máquinas nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece em nossa empresa!
4 Comments
[…] falamos aqui o que são esmerilhadeiras, mas, basicamente, são equipamentos indicados para superfícies […]
[…] vimos aqui no blog o que é uma esmerilhadeira e já sabemos que elas servem para diversas tarefas como desbastar, cortar, fazer acabamento em […]
Olá! Gostei do seu post, contudo qual seria a melhor esmerilhadeira para pequenos reparos tanto em metal quanto na construção civil? Pois achei esta maquita citada muito pesada para tal função?
Existem 3 medidas 4.1/2″, 7.1/2″ e 9.1/2″. Como você vai utilizar para pequenos reparos, creio que a menor, seja ideal.
Sobre as marcas, Makita, Dewalt e Hitachi são as melhores.