Como Serrar De Maneira Eficiente!
A serra circular portátil é uma das ferramentas mais úteis e populares que existem no mercado. Contudo, se usada de forma inadequada, a qualidade do corte pode ficar abaixo do esperado e pode também representar um grande risco para o operador. Confira abaixo algumas dicas de segurança e de como executar um corte eficiente:
1. Prenda o material a ser cortado em ambos os lados. Se necessário,utilize um grampo.
2. Ligue a serra antes que a lâmina encoste na madeira.
3. Começar um corte pelo topo da madeira, “aterrissando” o disco sobre a superfície, é extremamente perigoso (suponha que você queira cortar um retângulo bem no meio de uma chapa).Para executar esta tarefa, comece o corte fazendo um furo com uma broca de aço cromo, três pontas ou até mesmo de aço rápido. A partir deste ponto, serre o contorno com uma serra tico-tico.
4. Tenha certeza de que está utilizando o disco mais adequado para o trabalho a ser executado, e que o disco está bem encaixado e firmemente preso. Use sempre disco bem afiado. Discos desgastados geralmente trancam e superaquecem.
5. Ajuste a profundidade do corte para não mais que 5 milímetros além da espessura do material. O risco de kickback aumenta à medida em que há maior área de disco exposta embaixo do material.
6. Verifique a existência de nós ou pregos antes de começar a serrar. Evite-os sempre que possível. Caso não seja possível, tenha cuidado redobrado quando o disco se aproximar dos mesmos.
7. Posicione-se ao lado da serra em caso de kickback e nunca se estique sobre o material para alcançar mais longe. Ambos os pés devem permanecer firmemente apoiados no chão.
8. Não force a serra sobre o material. Apenas guie-a exercendo uma leve pressão para frente.
9. Desligue a serra caso o disco trancar. Use uma cunha para abrir a fenda de corte e soltar o disco.
10. Nunca serre madeira molhada.
11. Ao serrar chapas grandes, mantenha o cabo elétrico atravessado sobre a superfície (perpendicular ao corte), e no lado oposto ao sentido do corte. Isso evitará que o cabo se prenda dentro da fenda de corte.
12. Um disco bem afiado não oferece resistência ao cortar o material. Já um disco desgastado apresenta um corte mais lento e faz com que o motor trabalhe com maior esforço. Este é o primeiro sinal de que o disco precisa ser resfriado ou substituído.
Acesse e Confira Grande Variedade De Serras!
Fonte: Irwin