São Paulo
September 8, 2024
Como calcular metro quadrado de piso? Tutorial simples!
Dicas

Como calcular metro quadrado de piso? Tutorial simples!

jul 10, 2024

Quando chega a hora de reformar ou construir, uma das dúvidas mais comuns é: como calcular o metro quadrado do piso? Essa etapa é fundamental para evitar desperdícios e garantir que o material seja suficiente para a área desejada. A Dutra Máquinas te mostra um passo a passo simples para que você saiba exatamente como calcular a quantidade de piso por metro quadrado.

1. Meça a área que será revestida

Primeiro de tudo, é preciso medir a área que você irá revestir. Algumas ferramentas manuais simples já servem, como uma trena ou fita métrica. Aqui é preciso medir a largura e o comprimento do espaço e anotar os valores. Com a trena, meça o comprimento do ambiente. Coloque a ponta da trena em uma extremidade do espaço e estenda até a outra extremidade.

Você irá repetir o mesmo processo na hora de medir a largura do ambiente. Com as medidas da largura e comprimento em mãos, calcule a área total do espaço multiplicando o comprimento pela largura. Por exemplo, se o comprimento for cinco metros e a largura quatro metros, a área será de 20m².

2. Considere as áreas não revestidas

Nem todo o espaço de um ambiente precisa ser revestido com piso. Por isso, é importante subtrair as áreas que não sejam cobertas. Isso acontece muito em ambientes que possuem armários embutidos, ilhas de cozinha ou qualquer outro obstáculo fixo.

régua com nível junto

Primeiro, confira qual o espaço que não precisa de piso e use a trena ou fita métrica para medir o comprimento e a largura dessa área — da mesma forma como no passo anterior. Multiplique as medidas obtidas da área que não será revestida e subtraia do total.

Por exemplo, se você tiver uma ilha de cozinha com dois metros de comprimento e um de largura, a área será de dois metros quadrados. Com a área total sendo de 20m², subtraia esses dois metros quadrados da ilha da cozinha. Assim, você saberá que precisa revestir 18m².

3. Calcule a quantidade de piso necessária

Agora que já sabemos o quanto de área que precisa de revestimento, o próximo passo no tutorial de como calcular metro quadrado de piso é calcular a quantidade de pisos. Fazer a compra do piso é uma das principais etapas da construção, e, ao conferir a caixa, o fabricante — grande parte — especifica quanto de área cada caixa cobre em metros quadrados.

Nesse caso, é necessário dividir a área que será revestida pela área de cobertura por caixa. O cálculo fica da seguinte forma, por exemplo:

Cada caixa cobre dois metros quadrados e é necessário revestir 18m². Divida 18 por 2, resultando no total de caixas necessárias de piso para o revestimento, que seria de 9.

Uma dica é de sempre adicionar uma margem de segurança para algum caso de emergência, cobrir possíveis erros de corte, quebras ou até futuras manutenções. Uma margem de 10% é o suficiente e pode ajudar a garantir que você não fique sem material.

4. Analise o padrão de assentamento

O padrão do assento do piso pode influenciar em como calcular quantidade de piso por metro quadrado. Por exemplo, pisos assentados em diagonal ou com formatos especiais geralmente exigem mais cortes e, consequentemente, mais material.

Escolha o padrão de assentamento e, lembre-se, que padrões mais complexos podem acabar gerando mais sobras e pedaços pequenos de piso.

5. Não esqueça dos rodapés

É comum que durante o cronograma da reforma ou construção você acabe esquecendo de considerar os rodapés. Eles também precisam ser incluídos nos cálculos do piso. Meça o perímetro do ambiente e todas as paredes que terão rodapé. A altura padrão dos rodapés é cerca de 10cm, mas pode variar.

Pessoa com uma trena medindo uma peça.

Para calcular a quantidade de rodapés, multiplique o perímetro pela altura do rodapé para ter a área total.

6. Confira todo o processo novamente

Agora que você já sabe melhor sobre como calcular o metro quadrado de piso, faça uma revisão antes de comprar os materiais da sua reforma ou construção. Confira novamente todas as medidas e, se quiser, calcule novamente para ter certeza dos cálculos realizados.

Verifique mais uma vez a quantidade de caixas de piso necessárias e a quantidade de rodapés. Ah, e não se esqueça de adicionar a margem de erro a suas contas.

7. Faça a compra do material

Com os cálculos revisados e a quantidade de material necessária definida, chegou a hora de fazer a compra dos materiais! Pesquise os preços e compare-os em diferentes fornecedores para garantir que você está tendo o melhor custo-benefício. Na Dutra Máquinas, você encontra os melhores materiais e ferramentas de construção civil, que fornecem todo o suporte.

Saber como calcular o metro quadrado de piso pode parecer uma tarefa complicada, mas depois de seguir essas dicas e passos simples, o cálculo acontece de maneira mais prática e precisa. Não esqueça de revisar suas medidas sempre e adicionar uma margem de segurança. Assim, você evita desperdícios e garante material suficiente para a obra.

Quer aprender mais sobre construção e reforma? Confira o nosso post sobre os melhores cortadores de piso e quais modelos comprar!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.