Como calcular metro quadrado? Veja o passo a passo!
Seja para obras de reformas, construções ou mesmo decoração de um ambiente, saber os metros quadrados da planta do local é ideal para conseguir analisar e planejar todas as etapas a serem realizadas no espaço.
Mas, para isso, é preciso calcular o metro quadrado do espaço – algo que arquitetos, engenheiros e designers de interiores já sabem de cor, mas se você também quer aprender a como realizar esse cálculo para suas pequenas reformas ou apenas entender como funciona, este conteúdo é para você!
Explicamos aqui como o cálculo desse espaço deve ser realizado para você entender de uma vez por todas. Continue sua leitura e aproveite!
Como calcular o metro quadrado?
Basicamente, o cálculo do metro quadrado consiste em realizar a multiplicação da largura pelo comprimento, o que o leva ao resultado. Simples, não é mesmo?
Vamos a um exemplo: em uma cozinha com paredes de 7 m de largura por 6 de comprimento, temos um total de 42 m², uma vez que 7 multiplicado por 6 resulta em 42.
Caso você queira garantir que suas medidas sejam precisas e exatas, confira abaixo algumas dicas que separamos para você realizar suas medidas com mais assertividade:
1. Meça o comprimento da área
Como mencionamos, o comprimento é de extrema importância para chegar ao valor final em m² do espaço. Para isso, recomendamos que utilize uma fita métrica longa para conseguir chegar a um resultado assertivo.
Além disso, é necessário medir quantos metros existem em cada lado do espaço e, caso seja o valor de todo o imóvel, é necessário realizar essa ação em todos os cômodos da edificação.
Também é de suma importância que os centímetros também sejam incluídos no espaço, sempre sendo convertidos para o valor em metros, isto é, se uma parede contar com uma média de 520 cm, ela possui um total de 5,2 m.
2. Meça a largura
No que se refere à largura, é importante realizar o mesmo procedimento que comentamos acima. No entanto, aqui é importante cuidar para que as medidas sejam feitas a cerca de 90° em relação ao comprimento do local, prezando por linhas retas e alinhadas perfeitamente de ponto a ponto.
Além disso, aqui também é extremamente importante realizar a conversão de centímetros para metros
3. Multiplique comprimento por largura
Agora que você conta com as medidas exatas de comprimento e largura, é preciso multiplicar os valores para chegar a seu resultado. E como tratamos medidas precisas, incluindo os centímetros, é bastante provável que você chegue a um resultado com muitas casas decimais.
Nesses casos, é de suma importância que você arredonde os valores sempre para cima – assim você evita o risco de que as ações planejadas no espaço terão espaço suficiente para serem desenvolvidas.
Como calcular o metro quadrado de uma parede?
Para realizar o cálculo do metro quadrado de uma parede, é preciso medir a altura da parede junto ao valor de seu comprimento, em seguida, multiplicar os dois valores. Trata-se de um processo muito semelhante ao realizado para o cálculo dos metros quadrados de uma área.
Aqui recomendamos que você conte com uma ajuda de outra pessoa para ajudar no alinhamento da fita métrica, uma vez que é necessário que ela esteja perfeitamente alinhada para não haver variações e erros em seu cálculo.
O cálculo dos metros quadrados de uma parede é ideal para pinturas, instalação de móveis planejados e outras reformas. Com eles, você pode ter uma noção exata da quantidade de materiais que será preciso adquirir e investir para concluir seu projeto.
Existe diferença entre o cálculo de metros quadrados em ambientes com divisórias?
Para realizar o cálculo de metros quadrados em ambientes com divisórias a fórmula utilizada é a mesma que citamos acima. No entanto, em um ambiente sem divisórias é necessário um cálculo único, enquanto em espaços com divisórias é necessário fazer mais de um cálculo para chegar ao valor final.
Desse modo, é preciso realizar o cálculo da área em metros de cada cômodo da edificação e, em seguida, somar os números para chegar ao resultado. Eis um exemplo:
Supondo que um apartamento tenha uma cozinha de 18 m², sala de 20 m², banheiro de 7 m², sacada com 5 m², quarto com 12 m² e uma suíte com 19 m², somando todos esses valores, chegamos ao valor final da área desse apartamento, que é de 81 m².
Além disso, é válido lembrar que o tamanho das paredes e área útil pode influenciar no aproveitamento e noção que temos do espaço, portanto, sua percepção de tamanho pode depender da forma como o arquiteto formulou a distribuição dos espaços.
O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos o ajudado a entender como é realizado o cálculo de metros quadrados.
Agradecemos por ter lido até aqui e o esperamos novamente em nossos próximos conteúdos aqui no blog da Dutra Máquinas. Até mais!