Quais são as principais ferramentas utilizadas em obras?
A construção civil é uma prática muito complexa, por envolver diversas técnicas e áreas de conhecimento que garantem edificações seguras e duradouras.
Além dos maquinários específicos e dos EPIs, os profissionais de obra precisam de ferramentas básicas. Neste post, descreveremos as mais indispensáveis e também dar dicas de utilização. Confira!
Furadeira
A furadeira é um aparelho elétrico com um nome bem sugestivo. Por meio de suas brocas, a furadeira consegue furar praticamente qualquer superfície, como concreto, ferro ou madeira.
Ela é utilizada na construção em diversas etapas, desde os primeiros passos da edificação até após a instalação elétrica. Por meio da furadeira,vigas são instaladas, paredes são perfuradas para passagem de cabo, dentre muitos outros usos.
A principal diferença das furadeiras para obras em relação às de uso doméstico está em sua força, visto que elas precisam perfurar materiais mais resistentes. Por isso, é muito comum o uso de furadeiras de impacto nesse contexto.
Diferente da tradicional, que fura por meio da rotação da broca, a de impacto realiza sucessivas “pancadas” para ter o mesmo efeito, mas com muito mais potência.
Serra Mármore
A serra mármore é um aparelho muito utilizado em qualquer obra, sendo capaz de cortar pedras, pisos e, como seu nome deixa claro, mármore.
A serra mármore é tão útil quanto perigosa, responsável por muitos acidentes anualmente no Brasil. Então, todo cuidado é pouco para lidar com essa ferramenta!
Uma curiosidade sobre o assunto é que, aqui no Brasil, esse tipo de serra é popularmente conhecido como “Makita”, nome da marca que ganhou popularidade por esse produto e “emprestou” o apelido à ferramenta.
Serra Rápida
A serra rápida, também conhecida como policorte, é um instrumento cortante dedicado a fatiar ferros, tubos, e outros materiais em barra, que são robustos demais para uma ferramenta comum. Assim, é uma máquina pesada e muito forte.
Betoneira
Betoneira é um dos equipamentos mais tradicionais em obras. Esse instrumento é tão característico que é utilizado como símbolo de construção.
A betoneira é utilizada para misturar de argamassa ou de cimento, substâncias essenciais para qualquer construção. São recipientes grandes onde são colocados os ingredientes para o processo de mistura, rodando de modo lento, mas constante.
Nível a laser
O nível a laser é uma ferramenta muito tecnológica utilizada em obras. O nível tradicional utiliza uma ampola de líquido com algumas marcações, cujo objetivo é medir inclinações no terreno e verificar se certos planos continuam retos — muito úteis para avaliar uma parede, por exemplo.
Sua versão a laser conserva a mesma função, mas a realiza de maneira bem diferente. Não utiliza mais líquidos e ampolas, mas sim o laser projetado pelo instrumento e indica se o plano está reto.
Extensão elétrica
Sabe as extensões que você tem em casa? Elas são muito úteis em obras também! A maioria das ferramentas que apresentamos nesta lista funcionam por meio da eletricidade, portanto, não é de se espantar que haja uma enorme demanda por energia em uma obra.
A extensão serve para fornecer uma fonte de eletricidade para qualquer lugar do terreno onde não há tomadas por perto para utilizar outras ferramentas.
Mesmo sendo em função igualzinha às extensões domésticas, estamos falando aqui de carretéis de tomada de mais de vinte metros! São extensões colossais, necessárias em uma obra.
Cortador de pisos e azulejos
Essa é uma ferramenta com um uso bem específico, mas não menos útil. Pisos e azulejos são vendidos em peças do mesmo tamanho, mas cada casa tem uma dimensão específica. Para fazer essa adaptação é que existe o cortador de pisos e azulejos.
O cortador é uma estrutura pesada de metal com um instrumento cortante movido por uma alavanca. Ele serve para cortar os pisos e azulejos em formatos específicos para serem encaixados em quinas, cantos e paredes que terminam na metade do piso.
Vibrador de concreto
O cimento, antes de secar, é uma substância líquida capaz de criar bolhas de ar durante o processo de mistura, que podem comprometer a estrutura de parede, laje ou pilar. O vibrador de concreto é um instrumento desenvolvido para remover essas bolhas e garantir uma estrutura sem falhas!
Cortadora de parede
A máquina cortadora de parede — como o nome diz — é utilizada para cortar paredes para passar conduítes, cabos e tubulações. Essa ferramenta é muito útil nas etapas finais de uma obra.
Gerador de Energia
Uma obra geralmente tem uma demanda e um tempo pré-definido. É um grande problema quando cai a energia e a equipe é obrigada a parar, atrasando o serviço. Em outros casos, a oscilação de energia é o contratempo. Por usar muita eletricidade em um só lugar, também é comum haver uma dificuldade de abastecer todo o consumo, fazendo a energia oscilar nas obras.
O gerador é utilizado para dar continuidade ao trabalho nestes dois cenários, sendo uma fonte de energia alternativa para todos os equipamentos da obra.
Lixadeiras
Para finalizar a obra, as lixadeiras são essenciais. Elas dão o acabamento necessário para vigas de madeira, paredes e outros elementos da construção.
Não são apenas necessárias para a estética do local, também são por motivos práticos, já que ninguém quer vigas de madeira com lascas soltando e nem uma parede áspera. A lixa cuida para o serviço ficar perfeito.
Andaimes
Para pintar uma enorme parede não basta ter uma escada, pois ela não dá toda a extensão necessária para a área, e é aí que entram os andaimes. Os andaimes são estruturas de madeiras ou ferro bem grandes com diversos planos que parecem palcos que sustentam os trabalhadores para continuarem realizando seus trabalhos suspensos.
Todos os andaimes precisam seguir as normas de seguranças, são desmontáveis e podem ser carregados para outros lugares.
Esmerilhadeira
Definir o uso de uma esmerilhadeira não é tarefa fácil. Elas podem cortar, lixar e dar acabamento. A ferramenta é tão diversificada quanto parece, por esse motivo é encontrada com facilidade em qualquer obra.
Trena
Poucas ferramentas são tão simples quanto uma pequena trena, mas seu uso em um canteiro de obras é essencial. Com a trena, engenheiros, pedreiros, serralheiros e diversos outros profissionais realizam suas funções mais básicas.
A trena foi pensada para o contexto da construção civil para tirar medidas, e têm o formato e as qualidades essenciais para seu uso nesse contexto. São essenciais para medir o metro quadrado de cada espaço e também de superfícies no geral.
E é com a trena que finalizamos nossa lista de ferramentas. Você conhecia todas elas? Cada uma, mesmo as mais singelas, tem o seu lugar de destaque na construção civil, sendo fundamentais para a conclusão de qualquer edificação. Ah, e vale lembrar que é muito importante utilizar os EPIs adequados no momento de manuseá-las.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você.
Até a próxima!