Saiba como restaurar mesa de madeira lascada
As mesas de madeira são uma peça clássica e atemporal de decoração que pode durar muitos anos se forem bem cuidadas. No entanto, com o tempo e o uso, elas podem acabar ficando lascadas e desgastadas.
Se você tem uma mesa de madeira lascada em casa, não precisa se preocupar em comprar uma nova. Com alguns cuidados e técnicas simples, você pode restaurar a sua mesa e deixá-la com uma aparência renovada. A boa notícia é que você mesmo(a) pode reformar a sua mesa lascada, de forma simples e usando ferramentas manuais.
Para te ajudar neste processo, separamos a lista de materiais necessários e o passo a passo de como realizar o conserto. Confira:
Materiais necessários para consertar desgastes na madeira:
Para a restauração da sua mesa de madeira lascada você irá precisar dos seguintes materiais:
- Pano, jornal ou plástico para colocar embaixo da mesa;
- Luvas e óculos de proteção;
- Removedor de tinta e verniz;
- Espátula plástica lisa;
- Lixa de granulação 120;
- Lixa de granulação 220;
- Verniz em spray natural;
- Escurecedor para verniz e selador;
Para não colocar a qualidade da madeira em risco ou fazer com que ela sofra um novo desgaste, é necessário realizar todo o processo com calma. Antes de começar a reforma, certifique-se que está com tempo!
Passo a passo de como consertar a sua mesa de madeira lascada!
Com materiais em mãos e tempo reservado, chegou o momento de começar a nossa reforma. Vamos lá!
Passo 1: Proteja o piso ou chão
Para manter o chão limpo, o primeiro passo será pôr debaixo da mesa um pano, plástico ou jornais. Se puder, leve a mesa para um local aberto. Caso não tenha este espaço, não tem problema e você pode deixar o móvel dentro de casa mesmo. Apenas se certifique que as janelas estejam abertas e o local ventilado.
Outro ponto importante, é ter cuidado para que crianças e animais não tenham contato com o móvel durante o processo, principalmente, após colocar os produtos químicos.
Passo 2: Passe o removedor de tinta ou verniz
Feito isso, limpe o móvel e aplique com um pincel o removedor de tinta ou verniz. Neste momento, é necessário usar luvas e óculos de proteção. Por se tratar de um produto químico, não pode entrar em contato com a pele humana!
O tempo para aguardar o removedor fazer efeito costuma ser de 10 a 20 minutos. De qualquer forma, atente-se aos sinais de enrugamento e bolhas na superfície da mesa.
Passo 3: Use a espátula plástica para retirar a tinta
Com a tinta ou verniz solto, é hora de usar a espátula plástica lisa para remover o acabamento. Não é possível usar espátulas e raspadores de ferro, ok? Este tipo de material vai arranhar a sua mesa e colocar em risco a qualidade da madeira.
O processo deve continuar até o momento que a tinta seja retirada por completo. Esta etapa costuma ser a mais demorada e também a que exige maior esforço. Caso tenha mais de uma espátula, convide alguém para te ajudar.
Para remover os resíduos dos cantos mais difíceis, mergulhe uma lã de aço no removedor e passe pela superfície da mesa – não esqueça de usar a luva de PVC.
Você também pode se interessar: Aprenda a tirar tinta da parede!
Passo 4: Lixe a superfície para a deixar uniforme
Entramos na etapa final da restauração e é hora de lixar a sua mesa de madeira! Indo ao sentido do veio, comece com a lixa de granulação 120. Ela será responsável por tirar o que ainda resta do acabamento. Depois, use a lixa de granulação 220 para uniformizar toda superfície e retirar o lascado do móvel.
Finalize esta etapa passando um pano molhado para retirar toda sujeira.
Conheça os principais tipos de lixadeiras.
Passo 5: Aplique a tinta verniz para finalizar
O quinto e último passo será aplicar a tinta. Para isso, recomendamos que você use o verniz em spray natural com o escurecedor para verniz e selador. Juntos, os produtos vão garantir que a sua mesa alcance o tom certo de madeira e fique com a aparência de um produto novo.
Ainda é possível escolher um tipo de acabamento para finalizar a etapa de pintura. Os produtos em óleo dão um excelente resultado, garantem brilho e realçam a beleza natural da madeira. Se você não sabe como usar o verniz da forma correta, não tem problema. Temos um post ensinando o passo a passo de como envernizar madeira. Confira!
Como dar uma cara nova a uma mesa de madeira antiga?
Para as mesas de madeira que não tem lascas, também é possível aproveitar este mesmo passo a passo. A diferença será na parte das lixas, porque neste caso não será preciso usá-las.
Como o desejo é dar uma nova cara ao móvel, você pode inovar e cores na hora da pintura. A tendência do momento é deixar a base amadeirada e os pés em outro tom, como o branco ou verde musgo.
Gostou do passo a passo? Esperamos que ele tenha te ajudado a ter uma mesa novinha por aí. Até a próxima com mais conteúdos sobre ferramentas, dicas de concertos e mais.